Chakras - Corpo Astral.

Os Chakras são centros de energia vital sutil no Sushuma nadi (canal energético coluna). Eles são locais de armazenamento das forças energéticas e dos centros de consciência. Estes chakras se correspondem com outros centros da espinha dorsal e o nervo plexo no corpo físico. Os centros físicos mantem estreita relação com os centros astrais, as vibrações produzidas nos centros físicos através dos métodos prescritos, promovem os efeitos desejados nos centros astrais.  

1º Muladhara: Localizado no extremo inferior da coluna vertebral, corresponde-se com o plexo sacro, está dotado de uma mandala de cor vermelha, que representa o princípio da 

Terra, com o bija mantra Lam. As vibraçoes dos sons das quatro pétalas carmins, vam, bam, sham e sam são lidas no sentido horário, partindo da pétala superior direita. Brahma é a deidade que o preside. Aqui a Kundalini está adormecida até que Brahma granthi(nó de brahma) aberto por um Sadhana (prática yogui) rigoroso e uma intensa purificação, permite que ela ascenda. A meditação em Muladhara confere conhecimento da Kundalini, assim como o seu despertar. Controle sobre os órgãos a seguir: Rins, órgãos do baixo abdômen (trato digestivo, intestinos) Reto e no sistema endócrino as glândulas: Gônadas e Supra-renais. Alimentos para nutrir: Espinafre, especiarias como; pimenta, Gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão.

Sobre os 7 Chakras

2º Swadhisthana: localizado na regiao genital, corresponde-se com o plexo prostático, controla o baixo abdômen no corpo físico. Seu elemento é a água. Em um tom Laranja, sua mandala possue uma lua crescente, tem Vam como seu Bija mantra. As seis pétalas de cores carmins são representadas por Bam, Bham, Mam, Yam, Ram e Lam. Vishnu é a deidade que o preside. A meditação em uma lua crescente de Swadhishtana concede controle sobre o elemento água e poderes psíquicos, conhecimento intuitivo e conhecimento das entidades astrais. Muitas características impuras são aniquiladas. Controle sobre os seguintes órgãos: sistema reprodutivo e sistema urinário, trabalha nas gonadas no sistema endócrino. Alimentos para nutrir: Leite e produtos laticínios, Melão, Banana, Mel, chocolate, manteiga. 

3º Manipura: Localizado na altura do umbigo, corresponde com o plexo Solar. A mandala triangular vermelha e sua cor predominante amarela contém no centro o elemento fogo, junto com o mantra bija Ram. As dez pétalas púrpuras escuras contem: Dam, dham, nam, tam, tham ,dam, dha, nam, pam e pham. A deidade que preside é Rudra. A concentração em manipura Chakra elimina o medo do fogo. Controle sobre os órgãos a seguir: Estomago, figado, baço e no sistema endócrino; as glândulas supra-renais e pâncreas. Alimentos para nutrir: Ovos, Laranjas, Cenoura, mamão e damascos.

Anahata: Corresponde com o plexo cardíaco, elemento Ar, seu Bija mantra é Yam, possui uma mandala de fumaça cinza, sua cor predominate é o verde, as 12 pétalas vermelhas profundas contem: Kam, kham, gam, gham, nam, cam, cham, jam, jham, mam, tam e tham. Isha é a deidade que o preside. O som Anahata, a vibração primitiva de Shabda Brahman (som ou palavra cósmica) se ouve aqui. A meditação em Anahata Chakra concede qualidades puras, amor cósmico e poderes psíquicos. Controle sobre os seguintes órgãos: Coração, Pulmões, Membros Superiores, órgãos do sistema circulatório e sistema imune. Seu trabalho no sistema endócrino é na glândula Timo. Alimentos para nutrir: Cerejas, morango, Trigo inteiro, arroz não polido, Grãos de Soja, folhas verdes (especialmente Espinafre).

5º Vishuddha: Localizado na base da garganta, corresponde-se com o plexo laríngeo no corpo físico. Dentro de um circulo azul puro, encontra-se o seu elemento, o Éter, com o bija mantra Ham. As dezesseis pétalas da cor púrpura esfumaçada contém as vogais do sânscrito. A deidade que o preside é Sadasiva. Quem medita em Vishuddha consegue grandes êxitos, contempla o conhecimentos dos vedas e conhece o passado, presente e futuro. Controle sobre os seguintes órgãos: Garganta, pescoço e órgãos relacionados a fala, trabalha no sistema endócrino na glândula tireoide. Alimentos para nutrir: Cogumelos, bananas, Algas marinhas, sucos de grama de trigo. 

6º Ajna: entre os olhos, o assento da mente, conhecido como o Terceiro Olho, tem o OM como bija (semente) mantra em um circulo puro. A cada lado tem duas pétalas, também da cor Violeta /Indigo e suas vibrações são representadas pelas letras sânscritas ham e Ksham. o elemento é a Avyakta, a nuvem primordial da energia e a matéria indiferenciada. Paramsiva é a deidade que o preside. A meditação em ajna destrói o karma das vidas passadas e concede liberação e conhecimento intuitivo. Aqui os yoguis conscientemente colocam seu prana no momento da morte. Controle sobre os seguintes órgãos: Olhos, Orelhas, Nariz e Cérebro. Alimento para nutrir: Trigo, alimentos que sejam ricoms em vitamina E e A, Couve. 

7º Sahasrara: localizado na coroa da cabeça, trabalha conectado com ajna chakra e este relacionado com o cérebro, a saúde da pineal no corpo físico, flor de mil petalas pelas quais se repetem as letras do alfabeto sânscrito, são a morada de Shiva. Quando o kundalini Shakti se une com Shiva no sahasrara, o yogui experimenta uma benção extrema , atingindo o estado de supraconsciência, o conhecimento mais elevado e transforma-se em um jnani(ser que sabe, fundido com brahman) desenvolvido. Relacionado com o Cordão espinhal e todo o sistema nervoso.